Normal view MARC view ISBD view

  Ernesto de Sousa : Almada, Um Nome de Guerra 1969 - 1972 - 1984

Sousa, Ernesto de
Other(s) author(s) : Fundaçao de Serralves, [argitaratzaile]Language : PortuguesePorto : Fundaçao Serralves, 201298 orrialde : zuri-beltzeko irudiak ; 30 cm(Ikus) Testua: bitartekorik gabeISBN : 978-972-739-280-3.Almada, Um Nome de Guerra
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
Ikasi Gozatu
Current location Collection Call number Status Date due Barcode
Tabakalera-Ubik
Orokorra / General
Arteleku 23 SOUSA ern (Browse shelf) Available 657027

"Almada, Um Nome de Guerra" erakusketaren katalogoa.
Catálogo de la exposición.

Testuak: Ana Baliza, Ricardo Nicolau.

A pala de walsh web:
Depois de filmar "Dom Roberto" (1962), a concepção do Cinema transfigura-se para Ernesto de Sousa. Influenciado pelos radicalismos que, sem fronteiras, agitam a intervenção artística nos anos 60, encara "Almada, Um Nome de Guerra" (1969) como um projecto para lá do Cinema. Aproximando-se dos estudos que cruzam artes plásticas e audiovisuais do Grupo Fluxus, um dos mais influentes movimentos de vanguarda da segunda metade do séxulo XX, é pioneiro ao trazer para Portugal o conceito de ‘‘Anticinema’’.
Trata-se de uma revisão crítica da cultura e arte portuguesas, com base numa das mais extraordinárias das suas personalidades primeiras, o romancista, poeta, pintor e ensaísta Almada Negreiros. (…) É um filme com o Almada e não um filme sobre o Almada. Diríamos melhor: com o nome do Almada, porque efectivamente se trata de "Um Nome de Guerra" (Ernesto de Sousa).

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer


If you liked this, you may be interested